A FICASE, para o cumprimento da sua Missão, além do Governo de Cabo Verde, seu maior provedor, trabalha em parceria com várias empresas e instituições públicas e privadas, ONG’s, associações comunitárias, assim como colaboração ativa de pessoas individuais através de apadrinhamento de alunos, doações livres e, mais recentemente, como Voluntário e Embaixador.
Conheça também os nossos parceiros institucionais e doadores, representados abaixo através das suas logomarcas.
FICASE, Juntos para uma Educação Inclusiva e de Qualidade
A FICASE, para cumprir a sua missão, tem optado por estabelecer parcerias sólidas com entidades centrais e locais com responsabilidade nas áreas de educação, saúde e família. Além do Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Educação, tutela e seu principal provedor, a Fundação tem mobilizado parcerias estratégicas com diversas empresas, instituições públicas e privadas, bem como organizações não governamentais (ONGs).
Igualmente, recebe doações de pessoas individuais, ex-bolseiros e outros, através de apadrinhamento de alunos, seja de forma individual ou em grupo. Além disso, busca colaboração ativa de voluntários e embaixadores, visando ampliar sua atuação e capacidade de mobilização de recursos nos diferentes concelhos do país e na diáspora.
Essa abordagem estratégica tem propiciado à Fundação: (i) fortalecer a sua capacidade de resposta, (ii) promover uma cooperação harmoniosa com as entidades envolvidas evitando duplicações de apoios, (iv) assegurar maior eficácia e eficiência na execução dos apoios e, desta forma, garantir a sustentabilidade na gestão dos programas socioeducativos.
A seguir, apresenta-se os diversos parceiros institucionais e doadores, representados por suas logomarcas, permitindo uma compreensão clara de cada parceria existente e seu impacto social.
A Cooperação Luxemburguesa tem sido um parceiro estratégico de longa data da Fundação Cabo-verdiana de Ação Social Escolar (FICASE), contribuindo significativamente para o desenvolvimento e a melhoria das condições educativas em Cabo Verde. Esta parceria abrange diversas áreas, desde a infraestrutura escolar até programas de alimentação e segurança alimentar e nutricional.
Em janeiro de 2025, a FICASE recebeu uma doação do Grão-Ducado do Luxemburgo composta por equipamentos e mobília para cozinhas e cantinas escolares, avaliada em 73 mil contos. Esta iniciativa, integrada no Programa de Segurança Alimentar, visa melhorar as condições das cantinas escolares e reforçar a qualidade das refeições oferecidas aos alunos.
Em outubro de 2022, foi assinado um Memorando de Entendimento entre os governos de Cabo Verde e do Luxemburgo, no qual o Luxemburgo se comprometeu a disponibilizar 3 milhões de euros para reforçar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) durante um período de dois anos (2022-2024). Este apoio visa garantir a sustentabilidade do programa, garantindo que todas as crianças, desde o ensino pré-escolar até ao secundário, possam beneficiar de pelo menos uma refeição quente, saudável e equilibrada por dia.
Em 2019, a cooperação luxemburguesa financiou, através do Programa de Apoio ao Sector Água e Saneamento (PASEA), uma remodelação de casas de banho e cozinhas em cerca de 100 escolas a nível nacional, com um investimento de aproximadamente 880 mil contos. Estas intervenções visaram não apenas melhorar as condições físicas das escolas, mas também promover uma mudança de atitude das crianças em relação ao uso da água e práticas de higiene. Na ilha do Maio, por exemplo, oito escolas foram beneficiadas, e o programa também abrangeu municípios como Santa Catarina, São Lourenço dos Órgãos, Ribeira Grande de Santiago e Praia, com planos de expansão para outras ilhas na segunda fase.
Estas ações demonstram o compromisso contínuo da Cooperação Luxemburguesa em apoiar o setor educativo cabo-verdiano, contribuindo para a melhoria das condições de aprendizagem e bem-estar dos estudantes em todo o país.
A Sumol Compal Marcas, S.A., é parceira da FICASE desde 2008, disponibilizando, anualmente, 2.000 mochilas e 10.000 cadernos (7.000 pautados e 3.000 quadriculados), no âmbito da Campanha Anual de Mobilização de Kits Escolares. Até então, mais de 29.000 crianças do Ensino Básico Obrigatório já beneficiou destes materiais escolares.
Através do Programa de Apadrinhamento de alunos, desde o ano letivo 2021/2022, apadrinha 22 alunos do Agrupamento III de Santa Catarina (Escola Secundária Armando Napoleão Fernandes), com o montante de 1.000€ (mil euros), para garantir materiais escolares e uniformes com vista a combater o abandono escolar.
Igualmente. em parceria com a FICASE, celebram o Dia Compal em Cabo Verde, no dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, promovendo palestras sobre alimentação saudável, dança aeróbica e jogos lúdico-pedagógicos em escolas desde 2008, visando conscientizar alunos, pais e comunidade educativa sobre a importância de hábitos alimentares equilibrados e saudáveis.
Ao associar-se à FICASE, estará a promover a igualdade de oportunidades aos alunos oriundos de famílias com mais dificuldades socioeconómicas, contribuindo assim para uma melhor inclusão social e a melhoria da qualidade do ensino em Cabo Verde. O nosso website permite a qualquer pessoa ou empresa fazer doações e apadrinhar alunos online, com segurança e rapidez, através de cartão vinti4, VISA e Mastercard. Participe!