A FICASE assinou, no dia 08 de julho, um importante Protocolo de Cooperação com o Ministério da Educação e a Escola Universitária Católica de Cabo Verde, no âmbito do Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária (PAREP-CV).
O acordo tripartido garante o financiamento de 60% das propinas para 75 estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Educação, Infância e Família (CEIF), todos monitores em exercício no ensino pré-escolar.
Esta medida permite apoiar a qualificação de profissionais da infância, independentemente da sua condição socioeconómica, promovendo uma educação mais inclusiva e de qualidade em Cabo Verde.
O protocolo vigora até outubro de 2029 (vigência do PAREP-CV), e representa um passo significativo no reforço da missão das três instituições signatárias na formação de educadores comprometidos com valores humanos, competência pedagógica e responsabilidade social.
A cerimónia oficial decorreu no auditório da EU Católica e contou com a presença de altas entidades institucionais e religiosas, entre as quais o Cardeal Dom Arlindo Gomes Furtado, o Núncio Apostólico Mons. Waldemar Sommertag, DGPOG do Ministério da Educação, Wilson Moreno, PCA da FICASE, Adilson Freire, representantes do PAREP-CV, bem como docentes, estudantes entre outros convidados.
Com as candidaturas já abertas para o ano letivo 2025/2026, a EU Católica convida todos os profissionais da educação pré-escolar a integrarem esta jornada de formação, aproveitando a oportunidade proporcionada por este protocolo.
Este é mais um passo firme no compromisso com a valorização dos educadores e o fortalecimento da educação de base em Cabo Verde.
Assim como a EU Católica, a FICASE acredita numa educação com valores, centrada na dignidade humana e na excelência pedagógica.
FICASE – Juntos para uma Educação Inclusiva e de Qualidade!
Fotografia: EU Católica