Governo aumenta salários das Cozinheiras da FICASE
De acordo com a Lei no 45/X/2025, de 30 de dezembro, que aprova o Orçamento de Estado de 2025, o Governo, através da Fundação Cabo-verdiana de Ação Social e Escolar – FICASE, inicia a partir deste mês de janeiro de 2025, a atualização do salário mínimo nacional das Cozinheiras das cantinas escolares, passando de 16 mil escudos para 19 mil escudos, o que representa um aumento de aproximadamente 18,75%, relativamente ao ano de 2024.
Em 2016, a situação laboral das cozinheiras das cantinas escolares era bastante precária, com um salário de 8.250 escudos, sem direito a reforma nem a previdência social, mas esta atualização representa um aumento de mais de 130% em relação a 2016.
O Governo investiu na regularização da situação laboral de cerca de 738 cozinheiras das cantinas escolares, atribuindo o salário mínimo de 19 mil escudos, inscrição no INPS e com direito a uma reforma condigna. Também foi melhorado as condições de trabalho, com a reabilitação das cozinhas, investimentos nos utensílios e equipamentos individuais e de cozinha, bem como ações de formações direcionadas às cozinheiras.
Esses avanços refletem o compromisso do Governo em valorizar os trabalhadores e reforçar o poder de compra.