A Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE) recebeu, hoje, dia 9 de janeiro, um conjunto de Equipamentos e Utensílios para as Cantinas Escolares, adquiridos no âmbito de um apoio luxemburguês ao Programa de Cantinas Escolares e Segurança Alimentar de Cabo Verde, no seu Armazém Central.
O evento foi presidido pelo Ministro da Educação, Dr. Amadeu Cruz, que recebeu a doação do Embaixador do Grão-Ducado do Luxemburgo em Cabo Verde, Eng.º Jean-Marie Frentz, na presença de representantes de diversos organismos internacionais, instituições públicas, empresas fornecedoras de equipamentos, utensílios, géneros alimentícios do cabaz básico e do cabaz complementar, Delegados do Ministério da Educação da ilha de Santiago, colaboradores da FICASE, entre outros convidados.
No âmbito deste apoio, cuja Convenção foi assinada em 2022, Luxemburgo doou mais de 3 milhões de euros à FICASE para garantir, por três anos, o funcionamento do Programa de Cantinas Escolares, assegurando refeições quentes diárias para cerca de 98.000 alunos em mais de 800 estabelecimentos de ensino, principalmente do básico, tendo-se ainda contemplado alguns alunos da pré e do secundário.
No quadro desta colaboração, apesar do enfoque ter sido dado à aquisição de bens alimentares, também se adquiriram equipamentos e utensílios, dos quais se destacam batas, toucas e sapatos crocks para as cozinheiras, batas e botas para os armazenistas, arcas frigoríficas, fogões, panelas de pressão e de alumínio, conchas, escumadeira, facas e colheres inox, tábua de corte, balança plataforma de armazém, caixa de armazenamento de produtos, entre outros.
Ainda no âmbito desta colaboração procedeu-se com a segunda fase da formação das cozinheiras em “cozinha básica” (Higiene e Segurança Alimentar – 2 horas) e (Técnicas Básicas de Confeção Culinária – 48 horas), iniciada em 2022.