PAM

Governo assina protocolo com o PAM para apoiar o Programa Nacional de Alimentação Escolar

O Governo de Cabo Verde assinou nesta sexta-feira, 23, com o Programa Alimentar Mundial (PAM), uma carta de entendimento, no âmbito do apoio alimentar para o reforço do Programa Nacional de Alimentação Escolar, que é gerido pela FICASE.

Devido às sucessivas crises, como secas, Covid-19, e a guerra na Ucrânia, que assolam o mundo, principalmente os Estados insulares como é o caso de Cabo Verde, o Governo solicitou ao PAM apoio, no sentido de repor a normalidade de provisionamento de mercadorias e manter em pleno funcionamento o programa nacional de cantina escolar e aliviar a pressão sobre as limitadas reservas e abastecimentos ao mercado nacionais.

O PAM, ao receber o pedido do Governo, através do Ministério da Agricultura e Ambiente e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional prontamente se disponibilizou para apoiar o nosso arquipélago.

O PAM disponibilizou a Cabo Verde alimentos necessários para atender às necessidades nutricionais de 89.715 crianças, distribuídas em 788 escolas, avaliados num montante de 1.579.357USD.

Hoje de manhã, no ato da assinatura do acordo, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, que em nome do Governo rubricou o documento, precisou que o acordo ora celebrado traduz aquilo que tem sido o esforço do governo na mobilização de recursos para apoiar as medidas de mitigação dos impactos face ás mais diversas crises globais que atualmente se assiste, com repercussões enormes no desenvolvimento do país.

O Diretor Regional do PAM, Christopher N. Nikoi, por seu turno mostrou-se muito orgulhoso pela forma como Cabo Verde tem conseguido ultrapassar os desafios com a implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

“Estamos muito orgulhosos com a forma como Cabo Verde tem trabalhado nesta área. Não há dúvidas que é o melhor programa existente na Africa Ocidental e estamos felizes por fazer parte desta parceria neste período difícil que o país enfrenta”, referiu.

Presente no evento, o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, comprometeu em nome do Governo, que o país tudo fará para melhor administrar as ajudas recebidas.

O Programa Nacional de Cantina Escolar foi iniciado, em Cabo Verde, em 1979 com o apoio do PAM. Em 2010, quando Cabo Verde transitou para um país de rendimento médio, o PAM deixou de apoiar Cabo Verde, mas o programa manteve-se totalmente administrado pelo Governo, tornando-se o primeiro programa nacional de alimentação escolar na África Ocidental.

Com MNECIR

Fotos Inforpress/MNE

Previous Renovação de Bolsa de Estudo, Ano Letivo 2022/2023, decorre de 12 de setembro a 21 de outubro, online.

Deixe o seu comentario

Junte-se a Nós

Ao associar-se à FICASE, estará a promover a igualdade de oportunidades aos alunos oriundos de famílias com mais dificuldades socioeconómicas, contribuindo assim para uma melhor inclusão social e a melhoria da qualidade do ensino em Cabo Verde. O nosso website permite a qualquer pessoa ou empresa  fazer doações e apadrinhar alunos online, com segurança e rapidez, através de cartão vinti4, VISA e Mastercard. Participe!

Contatos
CP 21 A - Edifício "Achada Santo António", ao lado da TCV, Achada Stº António – Praia, Cabo Verde
Nif: 353035572
Siga-nos nas Redes Sociais
vinti4
Visa
Verified_by_Visa
mcidcheck

Copyright © 2023 FICASE. Todos os Direitos Reservados.