Protocolo entre FICASE, Ministério da Educação e Universidade Lusófona visa melhorar a Educação Pré-Escolar em Cabo Verde

A FICASE, através do Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária em Cabo Verde (PAREP-CV), procedeu, no dia 24 de setembro de 2025, em Mindelo, à assinatura de um importante Protocolo de Cooperação com o Ministério da Educação e a Universidade Lusófona de Cabo Verde (ULCV).

As três instituições estiveram representadas no ato de assinatura pelo PCA da FICASE, Dr. Adilson Freire, pela Administradora da Universidade Lusófona de Cabo Verde, Dra. Filomena Martins e pelo Diretor Geral de Planeamento, Orçamento e Gestão do Ministério da Educação, Dr. Wilson Semedo.

Esta ação realizada com outras instituições de ensino superior no país, tem como objetivo central, materializar o investimento na formação qualificada de profissionais da infância, condição essencial para garantir uma educação pré-escolar universal, inclusiva e de qualidade, alinhada com as prioridades nacionais e os compromissos internacionais de Cabo Verde.

No âmbito deste protocolo, a FICASE assume a gestão das bolsas de estudo, assegurando que os apoios beneficiem, em especial, jovens mulheres e estudantes de famílias com menores rendimentos. Os estudantes do curso de Licenciatura em Educação de Infância contemplados serão apoiados com 60% do valor das propinas, um investimento que reforça a equidade social, a inclusão e a qualidade educativa.

Com este passo, a FICASE reafirma o seu compromisso em continuar a ser um parceiro ativo e responsável nas políticas públicas de educação e, particularmente da ação social escolar, sempre ao serviço de cada criança, de cada estudante e de cada família cabo-verdiana.

Em suma, “cada educador formado representa mais oportunidades de aprendizagem para as crianças, mais inclusão e mais justiça social”, enalteceu o PCA da FICASE.

De salientar que o PAREP-CV (2025–2029) é financiado pela Parceria Mundial para a Educação e prevê que a FICASE garanta transparência na gestão dos recursos, rigor na seleção dos beneficiários e monitorização contínua dos resultados.

Estiveram ainda presentes no evento, a Coordenadora do PAREP- CV, Dra. Ana Santos, Delegados do ME, dirigentes das três instituições, membros da comunidade académica, entre outros convidados.

Previous Ano Académico 2025/2026: Renovação de Bolsas de Estudo decorre de 23 de setembro a 23 de outubro de 2025

Deixe o seu comentario

Junte-se a Nós

Ao associar-se à FICASE, estará a promover a igualdade de oportunidades aos alunos oriundos de famílias com mais dificuldades socioeconómicas, contribuindo assim para uma melhor inclusão social e a melhoria da qualidade do ensino em Cabo Verde. O nosso website permite a qualquer pessoa ou empresa  fazer doações e apadrinhar alunos online, com segurança e rapidez, através de cartão vinti4, VISA e Mastercard. Participe!

Contatos
CP 21 A - Edifício "Achada Santo António", ao lado da TCV, Achada Stº António – Praia, Cabo Verde
Nif: 353035572
Siga-nos nas Redes Sociais
vinti4
visa-secure_blu_2021_dkbg
amex_SK_logo_full
mc_idcheck_hrz_rgb_rev

Copyright © 2023 FICASE. Todos os Direitos Reservados.